segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Capítulo 3 - A dureza e o prazer: amor a quanto obrigas

A cada viagem, a cada quilometro percorrido, estávamos mais perto daquele a que denominámos "El Sueño Petzl". E depois de umas quantas tentativas falhadas a tentar encontrar gente que se dirigia ao mesmo objectivo que nós, lá encontramos a primeira pista.

Seguiu-se uma tarde tranquila pelo centro de Bariloche (incluindo uma visita a uma fábrica de chocolates), uma hora passada no super mercado a comprar mantimentos para 4 pessoas para uma semana, uma noite de descanso, uma escapadinha a um miradouro (Cerro Campanário) perto da cidade, uns postais escritos enquanto se saboreava um chocolate quente, um corte de cabelo improvisado, até que, por fim, já estávamos a entrar no autocarro a caminho de Esquel.

Passadas apenas 4 horas e meia num autocarro, (sim porque quem viaja num país como a Argentina, rapidamente as distâncias se tornam longas e portanto, relativas, quando colocadas junto aos nossos padrões normais) lá chegamos a Esquel e a um hostel repleto de escaladores. Definitivamente cada vez mais perto... Depois de um jantarinho de CARNE, já que íamos passar uma semana a massas e uma noite, não muito longa, de sono, lá estávamos nós (mais todo o pessoal do hostel) às 7h da manhã na rodoviária de Esquel, esperando o transporte do evento: Petzl Roctrip 2012.

Mas o transporte não chegou, bem nos avisaram os Uruguaios em relação à organização duvidosa do evento, no que respeitava à parte dos Argentinos. Enfim, entre outras peripécias organizativas (que incluíram procurar um Chileno, do qual nos fizemos amigos no dia anterior, por todo Esquel para que o autocarro não saísse sem ele), lá chegamos ao famoso spot...a Piedra Parada, depois de 3 horas e meia de paisagens cada vez mais impressionantes. E lá estava ela...imponente...uma pedra de quase 200 metros de altura.

E a alguns metros dela o Parque de Campismo improvisado, num terreno da família local que recebeu o evento na sua casa. Como tínhamo tratado da comida, esperávamos dois amigos que nos traziam o material de escalada ao juntar-se a nós, pois viajavam de avião. No entanto, mais umas peripécias e os camionistas da Argentina decidiram fazer uma greve, impedindo os aviões de descolar (por falta de abastecimento de combustível). Os amigos não vieram :( e o material também não.

Mas não faz mal, nos primeiros dias entretemo-nos a ver os melhores do mundo, afinal é um privilégio.

Uns dias depois escalámos com o amigo Chileno que conhecemos em Esquel e, mais tarde, com uma família Uruguaia que já conheciamos e que chegou de carro (o casal e os dois filhos de 11 e 13 anos)uns dias depois de nós.

A partir daí ninguém nos parou e todos os momentos foram aproveitados para escalar, até ao entardecer.

E a semana passou...entre a dureza do clima (muito calor, muito frio, muito pó, muito vento...enfim, a patagónia) e das condições (falta de comforto de um lugar quentinho o fim do dia, falta de banhos, etc), podemos dizer que "la pasamos bien" entre muita caminhada, escalada, festas à noite, conhecendo pessoas e comendo o belo do cordeiro...o prazer ganhou!!!
A loucura de uns leva outros a experimentar dificuldades, mas ainda assim, quando se quer e se descobre como disfrutar das coisas, vale a pena.
Afinal, quando voltaremos a ter a possibilidade de estar num sítio como este: a foto ao lado mostra um desenho do local de escalada, todo o "Cañon de la Buitrera" é escalável.

Foi, sem a menor dúvida, o abrir de uma porta, pela qual queremos entrar.
...se a escalada já nos fascinava...depois de estar a mais de 30 metros de altura, após uma subida que te leva ao limite, olhar à volta e sorrir porque estás ali...não vamos ficar por aqui...