segunda-feira, 26 de março de 2012

El Viaje

Agora que temos algum tempo, entre regulamentações de papéis, procura de coisas na internet e afins, aqui fica um pequeno relato e algumas fotos e peripécias desde que saímos de Lisboa até cá chegar.

Lisboa, Balcão de check-in do aeroporto:
Sra. da Brtitish Airways (S.B.A)- Vocês não têm visto?
Nós (N.)- Não. Para os primeiros 3 meses tanto na Argentina como no Uruguai não precisamos de visto.
S.B.A - Pois...mas a vossa viagem de regresso só está marcada para Dezembro...
N. - Pois, porque vamos tratar das coisas no Uruguai para ficarmos como residentes e temos aqui todos os papeis carimbados pela embaixada.
S.B.A. - Óptimo. Ainda assim, para termos a certeza que não têm problemas no aeroporto de Buenos Aires, vou ligar aqui à minha colega do balcão de vendas para vos fazer uma reserva fictícia de regresso. Assim, se vos perguntarem alguma coisa...apresentem esta reserva em como regressam dentro dos tais 3 meses!

Nada como uma ajudinha do pessoal da British Airways para ludibriarmos os controlos de migrações Argentinos!
Ah, já agora...quando chegámos à Argentina ninguém nos pediu nada disto! Mas ainda assim valeu o esforço e a boa vontade da senhora do check-in! Tudo começou bem, embora a Liliana tenha ficado sem ténis de corrida, pois pediram para tirar meio Kg de uma mala de 24Kg. Vá, mas depois do jeito que a Sra. nos fez, nada de nos queixarmos.

Aeroporto de Lisboa, depois do controlo de passaportes, mesmo a chegar à porta de embarque:
Sr Parvo da British Airways (SPBA)- Vocês vão viajar pela British Airways para Londres - Heathrow?
Nós (N)- Sim (com os melhores sorrisos que conseguimos fazer).
SPBA - Mas olhem que com essas malas vão ter problemas.
N - Mas estas malas respeitam as medidas que estão no vosso site (já um pouco mais sérios, mas com um sorriso na mesma).
SPBA - Não sei, mas elas parecem-me muito grandes, duvido que as deixem passar.
N - Mas nós mostrámos as malas no check-in e elas respeitam as medidas que vocês pedem.
SPBA - Pois...mas eu dúvido...

Passados alguns minutos. Mesmo antes de abrirem a porta de embarque, vem um Sr da B.A. ter connosco a pedir para colocarmos as malas no cestinho deles, para confirmar que tinha as medidas certas (ah, para que não restem dúvidas, o Sr Parvo tinha estado a falar com o pessoal da porta de embarque!). Com muita calma lá ficou a Liliana ao pé das mochilas dos portáteis e lá fui eu encaixar as malas no cestinho.
Após alguma persuasão e força dissimulada, lá estava a primeira mala dentro do cesto e o pessoal da B.A. a pedir desculpa pelo incómodo mas que pensavam mesmo que não caberia. Passámos à segunda mala. Ao verem que mais tarde ou mais cedo, com mais ou menos persuasão/força conseguiríamos encaixar esta mochila também, apressaram-se a dizer "deixe estar, já percebemos que consegue encaixar a mochila! Não há problema! Afinal são mesmo à medida!"
A sério pensámos nós...nem as medimos 30 vezes nem casa nada!

Parte boa...já estava a primeira parte feita e ainda por cima numa questão de disputa sempre pudemos dizer:
Nós 1 - British Airways 0

Londres, durante um passeio para nos entreter nas 8h de espera que tivemos:

"It's London Baby", por isso, nada como dar um passeio de Rolls Royce...ou simplesmente andar a pé e passar ao lado de um!


Aeroporto de Heathrow, passagem pela segurança para a zona das portas de embarque:

Sr. Antipático da British Airways (SABA)- Essas malas não podem ir convosco na cabine. São de certeza demasiado grandes.
Nós (N) - Mas olhe que elas respeitam as medidas que vocês têm no site (não sei porquê estavamos a sentir uma breve sensação de Dejavu).
SABA - Não, são demasiado grandes. Têm de caber aqui dentro (a apontar para um daqueles miseráveis cestos de metal).
N - Ok. Não há problema, podemos coloca-los aqui para lhe mostrar então.
SABA - Podem, mas não vale a pena porque não vão caber!
N - Mas olhe que vieram hoje de manhã num voo vosso desde Lisboa e couberam! (isto enquanto punhamos tudo no chão para voltar a mostrar que tinham o tamanho certo).
SABA - Isso não interessa, em Lisboa eles são apenas contratados pela British Airways, aqui é que é pessoal mesmo da companhia (já estão a perceber porque chamámos a este Sr o Antipático da BA!).
Enquanto eu estava novamente a lutar para encaixar a mala no cesto o Sr. continuou a sua bela conversa..."Pois, eu disse que não cabiam. Vão ter de mandar as malas para o porão."
N - Mas olhe que cabem, são só as fitas que estão a ficar presas, não é o tamanho em si que é maior (e nisto realmente conseguimos começar a encaixar a primeira mala).
SABA - Pois, mas não podem estar assim a fazer força, agora como vão tirar a mala daí?
N - (para com os nossos botões: "mas foste tu que nos mandaste por cá a mala ó palhaço!") mas ela cabe, é só um formato mais irregular!
SABA - Mas não podem fazer força.
(Enquanto isto a Liliana vestia mais uma camisola e eu passava umas coisas de umas malas para outras, apertava fitas e exprimia as malas o mais que conseguia. Nisto o Sr foi implicar com outras pessoas, dando-me tempo para rapidamente empurrar a segunda mala para dentro do cesto).
N - Pronto. Como vê esta também cabe.
SABA - Você forçou a mala não forçou?!
N - (não, soprei cá de longe e a mala encolheu e entrou sozinha! - isto foi o que me apeteceu dizer, com algumas asneiras à mistura!) Não, só a ajeitei, por causa do formato.
SABA - Mas agora está a ter problemas em tira-la outra vez! Vocês vão ter problemas na porta de embarque!
Ah! Finalmente! Se íamos ter problemas na porta de embarque era porque já não os íamos ter ali. Já estava passado mais um controlo!

Só para que saibam.
Na porta de embarque não tivemos qualquer problema!
Actualização do resultado: Nós 2 - British Airways 0

Buenos Aires, um dia de manha à noite passeando e descobrindo pequenos cantos de uma cidade gigante:
Buenos Aires, o nosso primeiro encontro imediato com a carne de vaca destas zonas: Que maravilha de carne!

Ainda bem que a ASAE ainda não chegou a estas bandas! Passo a explicar. Servem-vos a carne no pão e depois cada um põe a salada e os molhos que quer. O que acontece é que tanto os molhos como as saladas estão em taças em cima da mesa ao lado da bancada, sem nada a tapar, a manter frio ou a afastar as moscas!

Mas também vos digo que mesmo nesse estado...a salada tem melhor aspecto que em muitos sítios onde a ASAE já passou em Portugal.

Agora continuando a nossa viagem...
Seguimos de autocarro de Buenos Aires para Montevideu durante toda a noite:
E para quem nunca passou uma fronteira durante a noite: passem.

Nada como acordar num posto fronteiriço às 2h da manhã, pedirem passaportes a toda a gente e mandarem a todos tirar todas as malas do autocarro. Passado uns minutos, começam a chamar alguns nomes e nada como o nosso ser o 2º ou 3º nome que dizem! Ora como se apercebem que viajamos juntos...vamos os dois com as malas todas para dentro do posto fronteiriço do lado Uruguaio responder às perguntas de um guarda (cujo tamanho faz o Óscar Cardozo ou o Hulk parecer pequenos). Ora o Sr. começa a fazer perguntas e parece ser simpático, ainda para mais quando lhe dizemos que somos portugueses e que vimos para estudar, diz-nos que estejamos tranquilos que é só uma questão de rotina e que não há problema nenhum. Depois de respondermos a tudo diz-nos para esperar um pouco que já nos chamam de uma salinha lá ao lado para verem as nossas malas.

Passado um pouco lá sai uma rapariga com as suas malas e entro eu, a Liliana fica à espera da sua vez. Ora, como as nossas malas eram pequenas e não estavam a abarrotar nem nada, não custava nada abrir, tirar tudo, mostrar as coisas e responder a perguntas como "o que é isto?","para que serve?", "o que vai fazer no Uruguai?"...até que se vê que dentro de uma mochila está um saco com aspecto estranho..."uma corda" digo eu, "mas para que serve?". Ora bem... "Nós fazemos escalada e além de estudar e viver cá queremos experimentar algumas das excelentes zonas de escalada que há no Uruguai", digo eu. Nada como parecer inofensivo e enaltecer a qualidade das coisas do país onde se entra (embora acredito que nenhum deles soubesse se existem ou não paredes de escalada no País!).

Quando já estou a arrumar as coisas na mochila e enquanto o Gigante (Hulk + Cardozo) vai despachando uma das colegas que quer remexer ainda mais na outra mala, entra mais um senhor na sala. ALERTA: todos continuam o seu trabalho mas todos o escutam, é um chefe de posto ou algo do género. "o que é isso?" diz ele a apontar para cima da mesa "É o cachecol do meu clube em Portugal, o Benfica, do Maxi Pereira!". Não era isso! Era a corda que estava por baixo, mas depois de ter referido o Super Maxi e ter quebrado o gelo...tudo tranquilo, o chefe não pergunta mais nada e sai a sorrir!

Tudo para o autocarro outra vez. Podem voltar a dormir.
Entretanto..
BIENVENIDOS À LA REPUBLICA ORIENTAL DEL URUGUAY!.

Já agora, para os que estão curiosos sobre a razão de ser do nome do blog, deixamos aqui uma pista.

Saludos y besos!

5 comentários:

  1. Estou a imaginar a cena do esvaziar malas, considerando como foi esvaziar só a minha mochila de mão (com a areia preta) quando vinha da Islândia... (já agora, teria comentado mais cedo se o meu maninho desnaturado tivesse avisado da mudança de blog! ;P)

    Beijinhos e divirtam-se por aí, e vejam lá se põem umas fotos de Montevideo... ;)

    ResponderEliminar
  2. é bom ler-vos!!!

    que este inicio seja em grande!

    mano bob afinal a ideia das roulotes já existe, tens que pensar noutra coisa! e já temos equipa? para eu adoptar também =)

    mana li já recebi, obrigado!

    bjs e abr,

    tamos juntos

    ResponderEliminar
  3. Grandes aventuras!
    Espero que esteja a correr tudo bem e que encontrem casa entretanto.

    beijinho Sara

    ResponderEliminar
  4. Esse policia da fronteira Hulk+Cardozo deve render uns 40 golos por epoca :)

    Tudo de bom para vocês.

    ResponderEliminar
  5. Lindo nombre para el Blog y yo si se porque le pusiste ese nombre, jaja
    Besito a los dos.
    Beatriz

    ResponderEliminar