segunda-feira, 26 de março de 2012

El primer asado

Pois é, podem roer-se de inveja, já tivemos a experiência do nosso primeiro assado numa casa Uruguaia!

A Beatriz, uma antiga colega de trabalho do meu pai (Li), que é uruguaia, está em Montevideu a passar uns dias e além de ter sido incansável a ajudar-nos nestes primeiros tempos, convidou-nos a comer um assado em casa da irmã no Domingo.
Aqui estão algumas fotos desse fantástico assado.

Ora, diz a tradição que o Asado se faz numa Parrilla, como podem ver é uma grelha inclinada, onde o Pai de família (neste caso o Sr. Pépé) prepara tudo. Estes belos pedaços de carne apenas são acompanhados de salada. A família começa a sentar-se à mesa para almoçar ficando o Sr. da Parrilla no topo da mesa, o qual come na tábua onde a carne foi cortada (e não num prato) e fica encarregue de trazer o asado e distribui-lo por toda a família, enfim uma tarde de convívio e boa comida, a qual agradecemos muito.

El Primer Mate
E claro como não podia faltar, também fomos iniciados na cultura del Mate. Para os que leram o primeiro "post", onde descrevemos algumas das preciosidades de Montevideu, viram que o Mate aparecia primeiro. Pois é, apesar de esta tradição também se realizar em alguns pontos do Brasil e da Argentina, é no Uruguai que as pessoas mais trazem o Mate para a rua, sendo este uma parte essencial da cultura Uruguaia. Assim, é perfeitamente normal ver na rua, as pessoas a apanhar o seu autocarro, ou simplesmente a passear com o seu termos de baixo do braço (assim como o tem o Sr. Pépé) e a beber Mate.

Esta é a descrição que encontramos no site do Ministério de turismo y Desporto:
"El mate es una bebida resultante de la infusión de la “yerba mate” (hojas deshidratadas y molidas de Illex paraguayensis) y es uno de los elementos culturales más típicos y tradicionales de la sociedad uruguaya."

Contudo, surpresa das surpresas, esta bebida, por sua vez bebida por todos, não é assim tão bebível. Por alguma razão, quando a fomos experimentar em casa desta família todas as máquinas se apontaram para as nossas caras, que como podem ver têm um sorriso estranho. É que o Mate é extremamente amargo, principalmente ao início. Como eles dizem trata-se de uma questão de hábito.

Dêem-nos tempo...pode ser que voltemos a Portugal com um termos de baixo do braço! Afinal, uma das grandes particularidades desta bebida é que, na maioria dos casos, é bebida em comunidade, partilhando o mesmo recipiente e a mesma "bombilla", passando de pessoa para pessoa, fazendo desta bebida única em relação a muitas outras.

Saludos y besos!

4 comentários:

  1. em modo telegrama!
    feliz de saber de vocês! mais feliz ainda de vos ver! mais feliz ainda de vos saber bem e felizes!
    mas...
    o que é esse bigode Bob?! ;)
    beijinhos e abraços meus queridos!

    ResponderEliminar
  2. aprendam aí as técnicas do churrasco uruguaio para depois serem aplicadas por terras lusitanas!

    gosto de vos ler e de vos ver!

    tamos juntos

    ResponderEliminar
  3. Rita, o bigode vê-se cada vez menos...o resto da barba já cresceu e quer mesmo tirar o protagonismo ao bigode. Um dia destes vou ter uma conversa séria com os meus pêlos faciais para os meter na ordem!
    Miguel, tenho várias fotografias para tentar reproduzir este tipo de churrasco seja onde for! Além disso, estive também a tentar perceber a própria técnica de assar. Com tempo isto vai lá!
    Beijinhos e Abraços!

    ResponderEliminar
  4. Claro que conseguiras hacer un buen asado con el tiempo Bobby, porque aunque parezca facil no es facil ser buen asador, pero todo se aprende y ademas ya sabes que puedes ir a casa de Pepe que el esta feliz de poderte enseñar. jaja.
    Espero que continuen disfrutando de la cultura de mi pais.
    Estoy feliz de haber podido ayudar en algo.
    Besos

    ResponderEliminar